MASSA DE PIZZA

Existem muitas maneiras de fazer uma massa de pizza. Para facilitar, vamos começar pela mais fácil. Caso queira se aprofundar, com o decorrer do tempo vamos ter vários posts e artigos falando sobre a fermentação caseira de massas. Ela é mais trabalhosa e consome um bom pedaço do seu dia, mas vale a pena.

Para duas pizzas de 30 a 35cm, você vai precisar:

  • 500g de farinha branca (se possível orgânica)
  • 325ml de água morna filtrada (se estiver um dia muito quente, não precisa amornar)
  • 10g de fermento biológico seco
  • 12g de sal

Em uma tigela misture farinha e fermento. Adicione água aos poucos e vá incorporando. Quando sentir que está homogêneo, reserve por cerca de 30 minutos para que a massa possa fazer autólise. Transcorrido o tempo, comece a sovar e vá acrescentando o sal aos poucos. Para massas de pizza, é importante sovar por um período longo, pois queremos que as cadeias de glúten se desenvolvam e deixem a massa forte, para não rasgar na abertura. Cerca de 10 minutos de sova intensa costuma ser suficiente. Se aguentar, faça por 15 minutos.

Para ver se a cadeia de glúten está bem formada e forte, você pode testar o ponto de véu. Procure por esta expressão no Google para saber mais.

Quando decidir que sovou suficiente, é hora deixar a massa crescer. Coloque a massa em um bowl com espaço para o crescimento e cubra com uma tampa ou filme plástico. Isso pode levar até 2h30m, dependendo da temperatura ambiente. Quando quase dobrar de tamanho está pronta para ser moldada.

Ao término do crescimento,  despeje a massa na bancada e divida ela em duas. Molde as partes em bolas bem firmes. Procure no Google pela técnica de “boleamento de massa de pizza” para ver alguns vídeos do pessoal fazendo. Ao terminar, é preciso deixar crescer mais 1h antes de abrir o disco. Lembre-se que você precisa proteger a massa do ar para que ela não perca hidratação. Coloque-as em um recipiente ou dentro de sacos alimentícios.

Agora é só abrir o disco e montar sua pizza!

10 respostas para “MASSA DE PIZZA”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.